Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Solanum ovum-fringillae (Dunal) Bohs DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-03-2012

Criterio:

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor:

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A distribuição geográfica de Solanum ovum-fringillae não é bem conhecida. É possível suspeitar de que seja uma espécie de fato ameaçada, devido à situação dramática da Mata Atlântica na região nordeste do Brasil, sendo, portanto, necessário realizar um esforço de campo para delimitar corretamente a sua região de ocorrência.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Solanum ovum-fringillae (Dunal) Bohs;

Família: Solanaceae

Sinônimos:

  • > Cyphomandra ovum-fringillae ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi transferida por Bohs (1995) de Cyphomandra (C. ovum-fringillae Dunal) para o gênero Solanum.

Distribuição

A espécie ocorre na região Nordeste, nos estados da Paraíba, Pernanbuco e Bahia (Stehmann et al.,2012). Ocorre entre 600 e 1000 metros de altitude (Agra; Nurit-Silva; Berger, 2009). É uma espécie rara, exclusiva da flora brasileira. De acordo com Bohs (1994), a espécie era conhecida de apenas duas coleções, uma do tipo, coletado na Bahia, e outra de Pernambuco. Sua ocorrência na Paraíba foi referida pela primeira vez por Agra; Nurit-Silva; Berger (2009). Coleções recentes são conhecidas para a Paraiba, e um material muito pobre proveniente de Goiás podem corresponder à espécie, mas é necessário um número maior de coletas na região para afirmar (Giacomin, com. pess.). Os síntipos correspondentes ao basiônimo de C. ovum-fringillae não são provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo (Giacomim, com. pess.).

Ecologia

Arvoreta terrícola, 2,5 a 3 m altura; ocorre em Floresta Atlântica Serrana do Nordeste (Brejos de Altitude) (Agra; Nurit-Silva; Berger, 2009).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​Apesar de importantes do ponto de vista da conservação da biodiversidade, o atual ritmo de degradação pode levar esses brejos ao completo desaparecimento em um futuro muito próximo. As condições privilegiadas dos brejos de altitude têm atraído historicamente pecuaristas e agricultores, que, através da criação de gado e do desenvolvimento de lavouras permanentes, como as de banana, café e citros, secundadas por lavouras temporárias, como as de hortaliças, mandioca, milho e feijão, vão suprimindo a vegetação original destes importantes enclaves de florestas úmidas no coração do semiárido (Porto, Cabral;Tabarelli, 2004).

Ações de conservação

1.2.2.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada Criticamente em Perigo sob os critérios B1+2c por Bohs (1998) para o Red Listing proccess da IUCN (2011).

Referências

- STEHMANN, J.R. ET AL. Solanum in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do. Jardim Botânico do. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=&genus=solanum&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- BOHS, L. Cyphomandra (Solanaceae). 1994. 1-75 p.

- AGRA, M.F.; NURIT-SILVA, K.; BERGER, L.R. Flora da Paraíba, Brasil: Solanum L. (Solanaceae). Acta Botanica Brasilica, v. 23, n. 3, p. 826-842, 2009.

- BOHS, L. Transfer of Cyphomandra (Solanaceae) and its species to Solanum. Taxon, v. 44, p. 583-587, 1995.

- CARVALHO, L.D.F. ET AL. Diversidade taxonômica e distribuição geográfica das solanáceas que ocorrem no Sudeste Brasileiro (Acnistus, Athenaea, Aureliana, Brunfelsia e Cyphomandra). Rodriguésia, v. 52, n. 80, p. 31-45, 2001.

- GIACOMIN, L. , Comunicação do especialista Leandro Giacomin, da Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

- PORTO, K.C.; CABRAL, J.J.P.; TABARELLI, M. Brejos de Altitude em Pernambuco e Paraíba: História natural, ecologia e conservação. 2004. 324 p.

- WORLD CONSERVATION MONITORING CENTRE. Solanum paralum. In: IUCN 2011 in IUCN Red List of Threatened Species. Disponivel em: <www.iucnredlist.org>.

Como citar

CNCFlora. Solanum ovum-fringillae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Solanum ovum-fringillae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/03/2012 - 12:26:56